segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Estreia de NÉVOA NO VALE

Estreia de " Névoa no Vale " 5 de Abril de 2008
A estreia do filme teve lugar em Covas do Monte, a aldeia retratada neste Documentário.
Além das pessoas vindas do exterior, estiveram presentes os habitantes de Covas do Monte

















A presença da SIC na estreia




-
Domingo, 6 de Abril de 2008


S. Pedro do Sul: Habitantes de Covas do Monte assistem em primeira mão a documentário onde são protagonistas
-

Viseu, 05 Abr (Lusa) - «Os habitantes da pequena aldeia de Covas do Monte, situada num "buraco" da serra, no concelho de S. Pedro do Sul, assistem hoje à estreia do documentário "Névoa no Vale", do qual são os protagonistas.

O documentário, com estreia marcada para o final da tarde de hoje, na antiga escola primária de Covas do Monte, foi realizado por Victor Salvador, e, à semelhança do seu anterior trabalho "Almas de uma terra", sobre os comerciantes do Mercado do Bolhão (Porto), pretendeu captar a genuinidade dos seus habitantes.

Em Covas do Monte, os pouco mais de cinquenta habitantes convivem diariamente com 2.300 cabras, o que dá um ambiente singular à aldeia, que tem tentado lutar contra a desertificação, apesar do isolamento em que vive.

"Neste filme pretendo captar toda a vivência das poucas pessoas que habitam esta aldeia isolada e cravada na serra. Terra de lendas que se perdem no tempo, de sofrimentos e dificuldades, a que o isolamento a que está prostrada muito contribuiu", justifica o realizador.

Na sua opinião, estas pessoas "terão algo a dizer ao mundo exterior", onde a vida é "intensa e stressante, onde o tempo não é o mesmo que envolve" o vale de Covas do Monte.

Após quatro meses de filmagens e o trabalho de edição, "Névoa no Vale" está pronto para "dar a conhecer a realidade de uma aldeia que procura fugir à desertificação".

Segundo Victor Salvador, "foram momentos de grande intensidade emocional" para toda a equipa, que conheceu "pessoas extraordinárias, simples na sua vida diária, mas incrivelmente ricas nos valores humanos".

"O meu desejo é que este filme sirva para chamar a atenção de que neste Portugal temos algo de imensamente rico: a nossa cultura, as nossas tradições, as nossas gentes", frisou, fazendo votos para que seja "uma pedra na engrenagem acelerada da desertificação".

Como forma de reconhecimento do empenho destas pessoas no documentário, o realizador decidiu estreá-lo precisamente na aldeia.

A equipa de Victor Salvador contou com o apoio do Projecto Criar Raízes, de S. Pedro do Sul, que, juntamente com o Instituto das Comunidades Educativas, tem trabalhado para criar em Covas do Monte pontos de interesse económico, cultural e ambiental que lhe permitam sobreviver à desertificação.

Covas do Monte vive sobretudo da pastorícia, com a ajuda dos subsídios comunitários que levaram ao aumento do número de cabras que, ao início da manhã e ao final da tarde, invadem as ruas da aldeia.

As cabras são pastoreadas de forma colectiva, cabendo normalmente a dois "pobreiros" (nome dado na aldeia aos pastores) em cada dia a tarefa de subir os montes íngremes para as orientar, na qual até os mais idosos participam.

Esta realidade singular levou o Projecto Criar Raízes a, no ano passado, ter criado a Rota do Pobreiro, permitindo a queira subir aos montes com os pastores e com eles passar o dia.»

AMF.


ENTREVISTA AO JORNAL DO CENTRO


Conversas (Vítor Salvador, Realizador)
“Tenho necessidade de acreditar que lugares como Covas do Monte não vão deixar de existir”
Como é que conheceu a aldeia de Covas do Monte e porquê é que decidiu fazer um documentário sobre esta aldeia serrana e a serra da Arada?No ano de 1998 realizei um documentário na aldeia de Drave, serra da Arada. O filme com o título " Uma Aldeia duas vidas " retratava a vida do casal Martins que, na altura, eram os últimos habitantes da aldeia. Neste momento a pequena aldeia de Drave está completamente desabitada. Devo mencionar a forma simpática e aberta como o Sr. Martins nos recebeu. E foi a partir desse dia que ficou cravado em mim a vontade de conhecer estas pessoas que lutam contra o isolamento. Voltei à serra em 2007 e conheci a aldeia de Covas do Monte. Fiquei fascinado pela terra e pelas gentes. Senti que aqui ainda existia alguma esperança de continuidade, e resolvi dar o meu contributo: realizar um Documentário que falasse da aldeia que luta contra a desertificação.
"Névoa no Vale" trata-se de um trabalho documental ou ficcional?
O Filme é essencialmente documental. Tal como no documentário "Almas de Uma Terra", que retrata a vida dos comerciantes do Mercado do Bolhão no Porto, tive a preocupação de não manipular qualquer cena. Procurei que a genuínidade estivesse sempre presente.
Que mensagem pretende transmitir com o documentário?
Esperança. Tenho necessidade de acreditar que lugares como este não vão deixar de existir. Peço para que os Governos olhem para as aldeias do interior do nosso país e percebam que as mesmas podem ser uma mais valia na nossa cultura e economia. Não devemos esquecer o Portugal mais profundo, o genuíno, aquele que ainda nos mantém de cabeça erguida nesta Europa cada vez mais uniformizada.
Como reagiram os habitantes de Covas do Monte às câmaras e à ideia de alguém realizar um documentário sobre as suas vivências e experiências de vida?Desde o primeiro dia que visitei Covas do Monte e expus o meu projecto à aldeia, a reacção dos habitantes de Covas do Monte tem sido a de plena alegria e empenhamento no filme. Sentiram não estar esquecidos. E, por esse motivo, deram o melhor.
Quais foram as maiores dificuldades sentidas durante as gravações?
Posso dizer que graças a Deus não tivemos dificuldades de maior. Provavelmente o que mais nos custou foi conseguir acompanhar os pobreiros (pastores) que diariamente sobem estas encostas com o gado. Todo o equipamento que levávamos ao chegar ao cume da serra parecia pesar toneladas. Mas como todo o processo de filmagem foi realizado ao longo de quatro meses tivemos tempo de nos recompor das variadas experiências.
A estreia do documentário na própria aldeia foi uma decisão do realizador?
A escolha de Covas do Monte para a estreia de " Névoa no Vale " deve-se ao sentimento de gratidão que tenho para com todos os habitantes desta aldeia. Após tantos meses de convívio e participação destas gentes não poderia deixar de realizar este momento na aldeia que deu voz corpo e alma ao projecto. No dia 5 de Abril, às 19h30 na antiga escola primária o filme terá a sua primeira exibição pública.
ed. 316, 04 de Abril de 2008


-->





Sem comentários: