segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Trailer do Documentário " NO DOMÍNIO DOS TEMPOS "














O Documentário " No Domínio dos Tempos " já se encontra no circuíto comercial

Mais informações através da Alfândega Filmes a distribuidora deste filme.



-

No domínio dos Tempos

NN - Macedo de Cavaleiros, Segunda-feira, Junho 01, 2009

O documentário "No Domínio dos Tempos" realizado por Vítor Salvador retrata as enigmáticas figuras dos Caretos de Podence. O filme, rodado em Podence, concelho de Macedo de Cavaleiros, incide sobre uma das mais conhecidas tradições culturais da região.
Um documentário que entra no âmago cultural do Nordeste Transmontano. Um filme de magia e erotismo.
Máscaras, fogo e histórias de outros tempos. A igreja e a tradição pagã.
Música, tradição e crítica social; o regime salazarista e a sua influência.
As figuras enigmáticas do Nordeste Transmontano: um filme de transmontanos para o mundo.

As declarações do realizador:

"Através do Documentário " NO DOMÍNIO DOS TEMPOS " procuro retratar esta realidade do Nordeste Transmontano; a ancestral tradição dos Caretos de Podence.

Embora esta seja uma tradição pagã eu quis ouvir a igreja e a sua opinião. Falei com habitantes de Podence que noutros tempos foram caretos, percorri as ruas desta aldeia à procura de histórias, e sintetizei todos estes sentimentos, sons e imagens neste filme.

Esta tradição pagã convive de uma maneira pacífica com uma terra na qual a religião cristã está enraizada.

No meu último Documentário " Névoa no Vale " que foi filmado integralmente na isolada aldeia de Covas do Monte no centro do País, e no qual retratei o problema da desertificação humana, tive a preocupação de trazer para o filme o sentimento humano; é este sentimento que também procuro retratar no "Domínio dos Tempos".

Mais do que qualquer tradição ou costume, procuro o que está por detrás; o homem e os seus sentimentos. Este filme é essencialmente a transposição para o vídeo de emoções que captei nesta Terra. Poderão variar as tradições, os fatos, a música, mas a alma humana é essencialmente a mesma em qualquer parte do Globo".


Ano: 2009

País: Portugal

Género: Documentário

Realização: Victor Salvador

ESTREIA a 22 DE AGOSTO EM PODENCE - CASA DO CARETO
NO DOMÍNIO DOS TEMPOS







ESTREIA - A afluência do público ao auditório da Casa do Careto excedeu as melhores expectativas.








[2009-08-24] ONDA LIVRE


Por: Miguel Midões



Os caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros, foram alvo de um documentário do realizador português Vítor Salvador, que foi apresentado, este fim-de-semana, na Casa do Careto.
As figuras enigmáticas desta aldeia transmontana são as personagens principais de “No Domínio dos Tempos”. Vítor Salvador tem por gosto documentar tradições seculares portuguesas e explica porque escolheu os Caretos de Podence como mote para mais um trabalho.
“Tento que todas as tradições portuguesas sejam ao máximo conhecidas. O meu último trabalho foi exactamente a mesma coisa, numa aldeia muito remota de Covas do Monte. Aqui, através de um passeio que fiz conheci os caretos e achei muito interessante divulgá-los, não só os caretos, mas também as pessoas que fazem parte, ou fizeram parte desta tradição”.

Este é o terceiro documentário de Vítor Salvador. O realizador confessa que não é só a tradição que o leva a aprofundar uma cultura, mas também todo o sentimento que se gera em torno da mesma.

“Nos meus documentários procuro buscar sempre o sentimento que anda à volta da tradição em si, que tenta perceber toda a envolvência que anda à volta do ritual, vidas, costumes, que contribuíram para a divulgação do ritual”.

A Casa do Careto, em Podence, encheu no passado sábado para assistir ao documentário “No domínio dos tempos.

Das filmagens à realização e pós-produção foram quatro meses de trabalho.

Vítor Salvador ainda não sabe onde será o seu próximo documentário, mas promete que se tratará de uma cultura nacional que necessita de divulgação.

5 comentários:

Anónimo disse...

As tradições Portuguesas no seu melhor

castus disse...

Como posso adquirir o documentário?

victorvideoarte disse...

Patricia o Documentário poderá adquiri-lo através do email
victorvideoarte@iol.pt ou pelo
site oficial dos caretos de Podence.
Qualquer dúvida contacte-me
Obrigado

Victor Salvador( Realizador do Documentário )

Anónimo disse...

Altamente
Um Vídeo que até ,arrepia

Anónimo disse...

"Quando um sonho se torna realidade"... e desse sonho resulta algo grandioso e que, no meu caso particular, remexe com as raízes ancestrais, só resta uma palavra: Parabéns! Pelo excelente documentário e pela forma como expôs uma realidade que só tem alguma visibilidade por alturas do Carnaval.

Está registado o endereço do seu blog nos "Favoritos".

Cumprimentos das "Cousas de Macedo"